Sensor de umidade para deteção de precipitação / RS‑485 Modbus RTU / Saída por relé / Proteção IP65 / Função de aquecimento automático
O sensor de umidade é utilizado para a deteção fiável de precipitação e é aplicado na monitorização das condições meteorológicas em estações ambientais, no controlo de sistemas de irrigação ou em instalações industriais. O sensor permite uma reação rápida e segura à chuva ou à neve. A deteção da precipitação é realizada de forma qualitativa, com base nas propriedades de condutividade e condensação, e a informação é disponibilizada digitalmente via RS‑485 Modbus RTU, bem como através de uma saída por relé sem potencial, permitindo o acionamento direto de dispositivos ou sistemas de controlo externos.
A saída de relé integrada é configurada como contato normalmente aberto (NO) e oferece isolamento galvânico entre a tensão do sensor e o circuito controlado. Isso permite a utilização tanto em aplicações de baixa tensão quanto em tensão de rede. A potência máxima de comutação do relé é de 250 VAC a 1 A ou 30 VDC a 1 A, tornando o sensor adequado para acionamento direto de controladores, atuadores ou outros relés.
A tensão de alimentação do sensor de umidade é de 24 … 30 V DC. O seu invólucro compacto e resistente à corrosão possui proteção IP65 e é destinado à montagem em superfícies. Uma função de aquecimento automático é ativada em temperaturas mais baixas a partir de 0 °C, aquecendo a superfície do sensor para cerca de 40 °C e prevenindo a formação de gelo. Isso garante que o sensor de umidade funcione de forma confiável mesmo em condições de geada. É especialmente utilizado por operadores de estações meteorológicas, pesquisadores ambientais, em sistemas de irrigação e em aplicações industriais, onde a detecção segura de precipitação e a implementação de respostas automatizadas são essenciais.