Política de cookies
Por favor, indique si autoriza a este sitio web a utilizar sólo las cookies necesarias o también las funcionales, tal y como se describe en el siguiente enlace:
Ihre aktuelle Auswahl: {status}
Auswahl ändern:
O termo turvo é uma palavra polissêmica. Por exemplo, é usado para sinalizar que a visão ou linguagem é confusa ou pouco clara. Turvo também se refere a uma pessoa que é desonesta ou de legalidade duvidosa. Entretanto, em termos técnicos, a palavra turvo é usada para algo que é misturado ou alterado por algo que obscurece ou diminui a clareza natural ou transparência natural, ou seja, um objeto ou líquido menos translúcido .
Quanto mais turvo for um líquido ou gás, mais partículas não dissolvidas ele contém. Estas partículas podem ser componentes normais da substância como ar, água potável ou leite. Por outro lado, a turbidez também pode ser devida a substâncias estranhas. Como a turbidez está diretamente relacionada com a quantidade de partículas contidas, é possível tirar conclusões sobre o conteúdo de partículas em líquidos, comparando a translucidez.
Para determinar a intensidade da turbidez são utilizados principalmente fotômetros especiais com cuvetes de medição. Para este tipo de aplicação, este tipo de fotômetro é denominado turbidímetro. Os usos possíveis de um turbidímetro são, por exemplo, controles de água potável e de águas residuais, mas também análises de líquidos para a produção de bebidas e nas indústrias farmacêutica e química.
Os métodos de medição de turbidez podem ser amplamente divididos em métodos quantitativos e semi-quantitativos. Os métodos semi-quantitativos incluem métodos de medição nos quais as impressões visuais da pessoa que realiza o teste também são importantes para o resultado. No caso dos métodos optoeletrônicos, que pertencem aos métodos quantitativos, a visão do usuário não influência diretamente nos valores medidos.
Medição de turbidez semi-quantitativa
Para medir a transparência de massas de água são utilizados principalmente métodos semi-quantitativos. Quando um turbidímetro usa estes métodos, ele não mede um valor de turbidez, mas sim a profundidade visual. A profundidade visual é a distância até a qual luz pode penetrar na água. Ao ar livre, as medições são geralmente feitas à luz do dia e no laboratório sob a iluminação normal da sala. É por isso que um turbidímetro que utiliza este princípio não necessita uma fonte de luz própria.
Em águas profundas e estagnadas, um disco Secchi é imerso na água até que suas marcações em preto e branco não sejam mais distinguíveis. Essa profundidade pode ser marcada na corda e depois medida. Em águas pouco profundas ou em correntes de água, a água é introduzida em um tubo de medição. Na parte inferior deste tubo de medição há uma marca da mesma cor, um círculo cujos quartos são alternados em preto e branco. Em contraste, para testes de água potável no laboratório, são utilizados tubos de ensaio transparentes. Seu uso é descrito na norma ISO 7027-2.
Turbidímetro optoeletrônico de acordo com a norma ISO 7027-1
A norma internacional ISO 7027-1, que foi transposta para as normas nacionais em muitos países, descreve dois métodos quantitativos de medição de turbidez para determinar a qualidade da água. Ambos os métodos utilizam um turbidímetro que envia luz através da amostra e depois mede e avalia a intensidade luminosa. O primeiro método utiliza um sensor de luz para medir a luz dispersa em um ângulo de 90°. Esta disposição de medição deve ser usada preferencialmente para águas ligeiramente turva, de modo que a dispersão múltipla não conduza a erros de medição.
O segundo método da norma ISO 7027-1 mede a luz que passou pela amostra sem mudar de direção, ou seja, que não foi dispersa nem absorvida. Para isso, o sensor de luz é colocado no outro lado da amostra, diretamente em frente à fonte de luz. Nas especificações técnicas deste tipo de turbidímetro, o ângulo de medição é especificado como 0° e o método de medição como medição de luz transmitida. É por isso que este método é adequado para águas mais turvas.
Turbidímetros adaptados ao setor industrial
Para medições de concentração e pureza na indústria de alimentos e bebidas, foram desenvolvidos turbidímetros optoeletrônicos especialmente adaptados para a respectiva investigação das substâncias. Caso precise de um instrumento para tais medições, certifique-se de obter informações detalhadas sobre a seleção mais adequada para sua medição em termos de comprimento de onda, ângulo de medição, volume de medição, recipiente de medição e outras especificações.
Critérios de seleção de um turbidímetro
Geralmente se sabe antecipadamente se o turbidímetro deve ser instalado de forma permanente para realizar medições, se será sempre usado no mesmo lugar ou se será transportado com frequência para realizar medições no próprio local. A maioria dos aparelhos estão projetados e equipados para apenas uma dessas aplicações.
A fonte de luz influencia no resultado da medição devido ao comprimento de onda da luz. Embora a luz visível possa ser usada para medir a turbidez em certas aplicações, a luz infravermelha é recomendada para a maioria das aplicações. Por outro lado, existem tipos de turbidímetros com fontes de luz múltiplas ou ajustáveis.
O ângulo de medição tem uma grande influência sobre a intensidade luminosa capturada. O ângulo de medição mais adequado para uma aplicação depende, entre outras coisas, da quantidade de partículas presentes, mas também de seu tamanho, forma e cor. Alguns tipos de turbidímetros oferecem tanto a medição de luz transmitida a 0° como a medição de luz dispersa a 90°, seguindo assim a norma ISO 7027-1 para a medição de turbidez em água. Outros tipos de instrumentos medem especificamente a 11 ° ou 25 ° a dispersão da luz ou a reflexão a 180 ° porque esta é a maneira mais precisa de determinar a concentração de certas partículas estranhas na substância a ser analisada.
A faixa e as unidades de medição são algumas das especificações mais importantes. Selecione um turbidímetro que indique os valores de medição na unidade que você precisa e certifique-se de que a faixa de medição se ajusta a sua aplicação.
Muitos turbidímetros podem ser calibrados com padrões de calibração específicos do próprio aparelho e, em caso de desvios, também podem ser ajustados através do software do próprio equipamento. Caso precise trabalhar com um turbidímetro de alta precisão, selecione um modelo com vários pontos de calibração e padrões de calibração correspondentes.
Caso seja necessário armazenar valores de turbidez no dispositivo, tenha em consideração o tamanho da memória do turbidímetro e se oferece a possibilidade de transferir os valores armazenados na memória através de uma interface.