Fluxímetro / Fluxo real: mVs / n / Momento magnético: mVs * cm / Densidade de fluxo: A/cm ou mT / Comutação de faixa automática ou manual
O fluxímetro compacto List-Magnetik FLUX-CHECK 250 é um novo instrumento portátil para medir o fluxo magnético (Φ/Phi) de sistemas magnéticos e ímanes individuais. Este medidor de fluxo magnético inovador oferece um método preciso para testar materiais ferromagnéticos e é ideal para análise e testes de materiais em diversas aplicações.
Ao testar um ímã permanente ou um sistema magnético, a qualidade e a intensidade da magnetização são cruciais. Medir a intensidade do campo magnético com um medidor de campo magnético só é possível em pontos específicos e não leva em consideração o volume do ímã. Um fluxômetro com bobina de Helmholtz pode realizar essa tarefa, permitindo a medição volumétrica precisa de todo o campo magnético.
Em combinação com a bobina de momento Helmholtz HM-2 da List-Magnetik, o fluxo magnético de ímanes permanentes pode ser determinado com elevada precisão, uma vez que todo o volume do íman é medido de forma independente da sua posição. Nesse processo, o efeito do íman sobre a bobina é registado sob a forma de uma tensão elétrica e convertido no valor de fluxo (ou flux). Além da bobina Helmholtz HM-2 podem ser ligadas ao instrumento todos os tipos de bobinas ou sondas de bobina, o que proporciona uma elevada flexibilidade na inspeção de materiais ferromagnéticos e na análise de materiais.
O registro da curva de pulso da medição de fluxo resulta em uma área que determina o valor do fluxo como uma integral. Essa área é exibida no painel LCD sensível ao toque de 320x480 pixels, e o valor correto do fluxo é calculado a partir dela. Em termos técnicos, o FLUX-CHECK 250 é um integrador eletrônico de tensão analógica
Ao contrário de muitos fluxômetros, o FLUX-CHECK 250 não sofre com a deriva após ser ligado, o que evita um tempo de espera maior para a primeira medição ou a necessidade de compensações repetidas durante a série de medições. Em vez disso, um valor de disparo é especificado, a partir do qual a medição se inicia. O valor de deriva anterior é automaticamente considerado como o valor zero. O dispositivo está pronto para medir assim que é ligado, permitindo testes e análises de materiais rápidos e confiáveis, sem a necessidade de compensação constante da deriva.
Além do fluxo magnético (Φ), o dispositivo pode registrar informações adicionais sobre a bobina e o ímã medido. Esses dados podem ser usados para realizar cálculos adicionais que auxiliam na análise de materiais e em testes precisos de ímãs permanentes e outros sistemas magnéticos.
Número de espiras da bobina (n) - a partir do qual é calculado o “fluxo real”.
A constante espiral da bobina de Helmholtz é usada para calcular o "momento magnético".
O volume do ímã determina a densidade de fluxo B.
O dispositivo oferece memória flexível para valores medidos, um display digital e analógico combinado e a capacidade de medir valores de pico. Graças à interface Bluetooth sem fio, os dados podem ser transferidos para PCs com Windows, bem como para aplicativos Android e iOS. O dispositivo pode ser conectado a uma fonte de alimentação externa através da interface USB.
O fluxímetro possui uma interface SCPI que permite realizar medições remotamente controladas e fornecer os valores medidos em tempo real. A conexão USB garante simultaneamente a alimentação e o funcionamento contínuo.