Um registrador de dados de temperatura é necessário em muitos âmbitos. Seja para controlar transporte e armazenamento de produtos sensíveis à temperatura, para preparar e conservar alimentos ou para controlar processos químicos ou físicos em linhas de produção, muitas vezes é necessário garantir e documentar o cumprimento de determinadas temperaturas. Como os âmbitos de aplicação são muito variados, os requisitos das faixas de medição e das funções adicionais de um registrador de dados de temperatura também difere.
Muitos modelos de registradores de dados de temperatura integram, além de memória para armazenar o valor de temperatura com data e hora, um display para exibir os valores atuais. Alguns equipamentos também exibem os valores máximo e mínimo do período de medição atual. Existem também modelos de registradores de dados de temperatura móveis sem display, do tamanho de um pendrive. Estes podem ser colocados diretamente na embalagem exterior da mercadoria para, por exemplo, documentar as condições de transporte. Para ler os dados de temperatura, basta conectar o dispositivo à interface USB do computador. Outros registradores de dados de temperatura se conectam ao computador através de um cabo USB, armazenam os dados em um cartão de memória SD ou os transmitem para outros dispositivos através de interfaces seriais.
Alguns modelos de registradores de dados de temperatura possuem software especial para avaliar os valores. Muitos dispositivos oferecem a possibilidade de mostrar os valores de medição em tempo real de forma gráfica no display, desde que o registrador de dados de temperatura esteja conectado ao computador. Para as medições prolongadas em pontos de medição distantes ou de difícil acesso, existem modelos de registradores de dados de temperatura com grande memória e baterias potentes. Normalmente, o intervalo de registro também pode ser adaptado às necessidades individuais no próprio registrador de dados de temperatura. Tanto alguns dispositivos fixos como portáteis podem ser equipados com vários sensores de temperatura externos. Um registrador de dados de temperatura de instalação fixa para supervisão de processos também quase sempre possui várias interfaces para controle direto de outros dispositivos eletrônicos.