Com um medidor de tensão de correia, poderá determinar se uma correia de transmissão instalada tem a tensão recomendada. O valor nominal da tensão da correia é especificado pelo fabricante do motor ou pela própria correia, dependendo do campo de aplicação, do material e da construção. Contudo, ao instalar uma correia, o usuário não deve prestar atenção apenas à pré-carga correta, mas também ao tensionamento de correias adequado ao longo do tempo.
Como a tensão da correia pode variar durante o funcionamento de um sistema como consequências de diversas influências, é necessário utilizar um tensionador de correia e equipamentos de teste e medição adequados para verificar a tensão das correias durante a manutenção e inspeções regulares, mas também quando ocorrem irregularidades.
O aparelho de medição de tensão de correias é utilizado em muitos setores para determinar a frequência natural da correia em tensão. Para isso, deve-se parar a instalação e fazer vibrar a correia batendo nela. Faça uma medição em um ponto adequado com o medidor de tensão de correia. Depois de determinar a frequência de vibração, o medidor de tensão de correia poderá calcular outros valores, desde que tenham sido inseridos os dados de referência necessários.