Precisão |
1 ponto de calibração: aprox. 180 mT para o pólo norte e o pólo sul |
Instrumentos |
PCE-MFM 2400 / PCE-MFM 2400+ / PCE-MFM 3000 / PCE-MFM 3500 / PCE-MFM 4000 |
Um certificado de calibração ISO certifica os resultados de medição de uma calibração realizada sob condições específicas. O certificado geralmente é necessário para o cumprimento do controle de qualidade interno da empresa de acordo com a norma DIN ISO 9000. Esses requisitos de qualidade também especificam com que frequência cada um dos instrumentos de medição deve ser calibrado.
A precisão dos medidores de campo magnético é verificada com um ímã de calibração. Tal como acontece com outros instrumentos de medição eletrônicos, o medidor de campo magnético a ser calibrado é primeiro armazenado por algum tempo no laboratório de calibração para que possa se adaptar lentamente às condições climáticas do laboratório. Em seguida, é inserido em uma câmara Zero Gauss e zerado para garantir que o valor base do dispositivo esteja correto para as medições posteriores. Durante a redefinição para zero na câmara Zero Gauss, o sensor do medidor de campo magnético é blindado para que não seja afetado por nenhum ímã ou magnetismo terrestre.
Após zerar o dispositivo, o ímã de calibração é usado para medir a densidade do fluxo magnético três vezes para o pólo norte magnético e para o pólo sul magnético. O ímã de calibração possui orifícios adequados para inserir as sondas axiais e transversais. Os resultados de cada medição são registrados como valor real no certificado de calibração. Cada um dos seis valores individuais medidos é comparado ao valor nominal do ímã de calibração. A diferença do valor nominal de cada medição é registrada como desvio. O fator decisivo na avaliação da precisão do medidor de campo magnético é se o desvio de cada medição excede a tolerância indicada. Como regra geral, toma-se como base para a avaliação a precisão indicada nas especificações técnicas do medidor de campo magnético. No entanto, também é possível especificar uma tolerância diferente para a calibração. Se todos os desvios forem inferiores à tolerância acordada, o medidor de campo magnético atende as especificações.
Um certificado de calibração é emitido a pedido do cliente e, portanto, está excluído do direito de devolução. Caso solicite um novo instrumento de medição com um certificado de calibração, tenha em consideração que o prazo de entrega será estendido, pois o dispositivo precisará ser enviado ao laboratório para calibração. Ao determinar a periodicidade ou frequência de calibração de seu dispositivo, lembre-se de que seu instrumento de medição não estará disponível por um determinado período. O tempo normal de calibração pode ser prolongado, pois os padrões de calibração também precisam ser enviados regularmente para um laboratório externo para calibração e, por outro lado, pode ser que o laboratório de calibração esteja saturado devido ao alto volume de pedidos.